15 de setembro de 2008

DISCO É CULTURA ...

Acabei de saber, que um dos melhores blogs de música brasileira o "Som Barato", foi fechado por determinação judicial.

Bruno Rodrigues seu fundador, recebeu um e-mail do Google dizendo que estava sobre denúncia de infrigir direitos autorais, e como ele mesmo lembrou em entrevista recente "a constituição brasileira diz que todo cidadão tem direito de acesso a cultura e é isso que estamos fazendo. Tentamos contribuir pra um buraco que existe na cultura do país que deixa grandes obras engavetadas pelas grandes gravadoras. A lei prevê punição para quem ganhar dinheiro direta ou indiretamente com obras sem pagar direitos autorais, o que não é o nosso caso, pois fazemos tudo de graça. Felizmente, a nova geração de músicos já está entendendo os moldes da internet e está sabendo usá-la de forma legal. Não tivemos problemas com bandas novas, pelo contrário, elas mesmas nos procuram, elogiam, agradecem, etc..."


Infelizmente os mais de 2000 discos postado por lá, nāo estāo mais disponíveis, uma pena pois alguns s
āo raridades há muito tempo esquecidos em algum sebo da vida, ou totalmente fora de catálogo.
Mais uma vez, só podemos lamentar o ocorrido e esperar que isso não aconteça novamente (?), pois afinal de contas só queremos contribuir para que todos, sem exceção, tenham acesso a música de qualidade, não aquela que nos é imposta pelas grandes gravadoras e que atolam nossas FMs.

A vocês do SOM BARATO, agradeço por todos os artistas que conheci, por todos os discos que pude escutar e por representar meu pais tão bem pro mundo inteiro durante a sua breve existência.

2 comentários:

Rocco disse...

Nosso amigo bruno é muito bacana...um grande blog, daremos ao som barato o incentivo que ele merece
a proposito juliana nosso amigo felipe ja havia lhe mandado uma msg, eu estou lhe dando a minha de boas vindas ao groove, o link do "Hasta Luego" já está lá..valeu !

Anônimo disse...

Eu acho que o bruno não devia baixar a cabeça e sim procurar uma saida .tenta ouvir alguem que tenha blog geridos de outros paises ex. cd latin jazz corner.