16 de janeiro de 2009

E por falar em África...







A artista sul-africana de 75 anos Esther Mahlangu , com seus adornos coloridíssimos e belíssimos por todo o corpo ,(criados por ela mesma e , conforme a tradição de sua tribo eles mudam de acordo com a idade e o casamento) ,visita pela primeira vez o Brasil.
Fiquei encantada com a história dessa Ndebele (grupo étnico disperso entre o Zimbábue e a província de Transvaal )que enfrentou o apartheid assim como a maioria dos cidadãos negros africanos desde 1948 , Esther é líder em sua comunidade onde as mulheres têm como tradição depois de exercer sua tarefas diárias , sentar-se embaixo de uma árvore ou mesmo em suas casas e passar o tempo bordando, costurando, pintando , desenhando , fazendo trabalhos com miçangas e sementes.
Os muros do vilarejo onde vivem são ilustrados com lindas pinturas ,que a primeira vista parecem formas abstratas coloridas de formas geométricas mas que contém uma simbologia maior.
São sinais e símbolos da própria cultura , formas de animais e flores , e , principalmente as cores usadas refletem o estado de ânimo da pessoa que pintou.
Esther Mahlangu foi a primeira artista Ndebele a levar seu trabalho dos muros para as telas, conquistando aceitação em todo continente Europeu. Foi descoberta por pesquisadores franceses em 1986 e desde então é reconhecida mundialmente.
Ela vem para o São Paulo Fashion Week , esta em parceria com a Melissa (não vejo a hora de ter uma) assim como já executou vários trabalhos para nomes conceituados , como por exemplo o carro da BMW todo pintado pela artista. Além de São Paulo, ela visitará também Salvador e será feito um documentário sobre toda a sua passagem pelo Brasil.
As obras são lindas assim como sua história de vida e luta. Vale a pena conhecer mais a fundo sobre a vida e as obras de Esther Mahlangu.
Adoraria poder cruzar com ela qualquer dia desses pelas ruas de São Paulo, na verdade quem não gostaria, não é mesmo?!

Veja mais:
Erika Palomino

Bibliografia online :
Esther Mahlangu

Nenhum comentário: