10 de fevereiro de 2009

Rolê...

Rolê Vila Cachoeirinha
Rolê Praça Roosevelt
Rolê Barra Funda


Você já reparou em São Paulo de dia? E a noite?
Muitos de nós durante o dia mal olhamos para as pessoas ao nosso redor , ficamos tão preocupados em chegar rápido do trabalho para casa que a única coisa que enxergamos é o trânsito caótico que está na nossa frente ou o acidente na esquina que causou esse trânsito.
E a noite?
Não tem o trânsito para atrapalhar e mesmo assim parece que fica ainda mais difícil ,pois temos a escuridão e o medo de caminhar por ela. Medo do desconhecido , do que não enxergamos de dia (quem dirá a noite), medo de sermos assaltados na esquina , andamos com passos largos e cabeça baixa , afinal de contas não somos super-heróis e ninguém sabe o que nos espera. Mas por outro lado você já reparou nas pessoas que caminham pelas ruas, quase que incógnitas pela escuridão , outras ao contrário ofuscadas pelos brilhos dos faróis dos carros , da purpurina no rosto ou a lágrima acesa pelo flash de uma câmera fotográfica?
Pronto, respirou? Relaxe!
Na contramão dessa neura toda que atinge uma grande parte dos paulistanos surgiu há uns 4 anos um grupo de amigos fotógrafos amadores e profissionais , que até hoje se encontram em lugares diversos e pré estabelecidos por eles mesmos. São motivados por descobrir São Paulo da forma que muitos não conseguem e não querem enxergar. Na escuridão da noite , em locais considerados "perigosos" e que ninguém gostaria de ir... nas pessoas e lugares desconhecidos e muitas vezes esquecidos.
O coletivo Rolê consegue ver beleza nesses lugares e melhor ainda consegue nos mostrar o quanto São Paulo é bonita , principalmente a noite...

O Coletivo Rolê está na exposição Laberinto de Miradas 3 - Coletivos fotográficos Ibero-Americanos junto com outros coletivos incríveis do mundo todo.
A exposição apresenta um panorama da produção de coletivos emergentes, espaços culturais alternativos e grupos de ação social que utilizam a fotografia como meio de expressão.
Conta com a participação dos seguintes coletivos:

Argentina
Cooperativa Sub e Fundación PH15
Brasil
Cia de Foto, Rolê e Observatório de Favelas
Espanha
Blank Paper, No Photo e Pandora
Guatemala
FotoKids
México
Monda Foto e Taller Fotográfico de Guelatao
Peru
Archivo Tafos e Supay Fotos
Portugal
Kamera Photo
Venezuela
ONG - Organización Nelson Garrido

A exposição ocupa os dois andares da Galeria Olido, no centro da cidade de São Paulo, esta rolando desde 11 de dezembro de 2008 e fica até 01 de março de 2009.
Vai que ainda dá tempo!
Local: Galeria Olido (Av. São João, 473 - tel. 3331-8399)
De terça a sexta, das 12h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 20h.
Grátis


Acesse o site , veja a exposição e aprecie São Paulo. ;)

Site ROLÊ

Outros coletivos brasileiros:

Cia de Foto
Observatório de Favelas

2 comentários:

markinhuzz disse...

a cidade a noite não me da medo, a cidade a noite é acolhedora, livre de trânsito. Sai com minha bike ontem as 23h30 e so voltei as 4h00, pq dava pra pedalar onde bem entende-se, parar em uma lanchonete, visitar amigos, dar uma requebrada no quadril e subir na bike denovo, pq as ruas eram vazias, com as pessoas trancadas em suas casas esperando o trânsito caótico no nascer do dia.

Roberta Boromello disse...

eeeee! que bom né Markinhuzzz,esmerilhando sempre!!!!
Mas ainda tem muita gente q tem receio de andar por ela nesse horário rsrr. Eu concordo com vc , prefiro muito mais a trânquilidade da noite, e percebo bem tanto de dia qto a noite o q tem ao meu redor, tanto o bom qto o ruim, ou o belo e o feio.
Qdo digo a gente ou muito de nós não é generalizando mas sabendo q algumas pessoas ainda se preocupam e têm medo sim de São paulo, cada um com sua história, seus motivos. Mas tem... e aí já é outra coisa a ser discutida rsrs. O momento aqui foi só pra divulgar o excelente trabalho desse pessoal todo e seus coletivos.
Beijos querido , volte sempre ;)